Artrose do Joelho

Fonte da imagem: jriosmd.com

Saiba o que é artrose do joelho!

Artrose do Joelho

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença crônica degenerativa que afeta as articulações. A artrose do joelho é uma das formas mais comuns dessa doença e ocorre quando a cartilagem que protege as extremidades dos ossos se deteriora com o tempo, causando dor e rigidez [1].

Histórico

A osteoartrite tem sido reconhecida como uma doença comum desde os tempos antigos. O estudo de esqueletos pré-históricos e antigos mostra evidências de degeneração das articulações semelhante à osteoartrite. O termo "osteoartrite" foi cunhado no século XIX e vem do grego "osteon", que significa osso, "arthron", que significa articulação, e "itis", que significa inflamação [2]. No entanto, a compreensão moderna da osteoartrite se afastou do conceito de uma simples "doença de desgaste" para uma doença complexa com vários fatores contribuintes, incluindo genética, envelhecimento, uso excessivo, lesão e inflamação.

Os sintomas da osteoartrite do joelho podem variar, mas geralmente incluem dor e rigidez que pioram com a atividade, perda de mobilidade e inchaço. A dor geralmente aumenta gradualmente e pode ser agravada por certas atividades, como subir escadas, e aliviada por repouso.

Em casos mais graves de osteoartrite do joelho, também pode haver deformidade da articulação e alteração do alinhamento dos membros inferiores. Especificamente, pode ocorrer uma deformidade em varo ou valgo.

O varo, também conhecido popularmente como joelho "cambaio", é uma condição em que os joelhos estão voltados para fora, causando uma separação quando a pessoa coloca os pés juntos. Esta é a forma mais comum de deformidade vista na osteoartrite do joelho e geralmente ocorre devido ao desgaste mais acentuado da cartilagem na parte interna do joelho.

O valgo, por outro lado, é conhecido popularmente como joelho "zambeta" e ocorre quando os joelhos estão voltados para dentro, causando uma aparência de "knock-knee". Na osteoartrite do joelho, a deformidade em valgo pode ocorrer quando há uma perda mais acentuada da cartilagem na parte externa do joelho.

Ambas as deformidades podem contribuir para a dor e a limitação da função e, em casos avançados, podem levar a uma alteração no modo de caminhar do indivíduo. Em estágios avançados da doença, a dor pode estar presente mesmo durante o repouso [1].

O diagnóstico de osteoartrite do joelho geralmente é feito com base nos sintomas do paciente, no exame físico e em exames de imagem. O exame físico pode revelar inchaço, dor à palpação, amplitude de movimento reduzida e crepitação (um som de estalido ou rachadura) na articulação. Exames de imagem, como radiografias, podem mostrar perda de cartilagem, esporões ósseos e alterações na forma da articulação [3].

O tratamento da osteoartrite do joelho geralmente se concentra no alívio dos sintomas e na melhoria da função. Isso pode incluir uma combinação de medidas de autocuidado, terapias físicas, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. Medidas de autocuidado podem incluir perda de peso, exercício e uso de dispositivos de assistência, como bengalas. Medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e, em alguns casos, injeções de corticosteroides podem ser usados para aliviar a dor. Em casos mais graves, a cirurgia, como a substituição total do joelho, pode ser considerada [4].

O prognóstico da osteoartrite do joelho pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a idade do paciente, a gravidade da doença e a presença de outras condições de saúde. Embora a osteoartrite seja uma doença progressiva, a maioria das pessoas consegue gerenciar seus sintomas com sucesso e manter um bom nível de função. Com o tratamento adequado, a maioria das pessoas com osteoartrite do joelho pode levar uma vida ativa e produtiva [5].

Fontes: